15/03/09

Simples palavras



Escondi as palavras na minha mão cerrada. Agarrei-me a elas como se foram o alicerce da própria vida e tal como naufrago se agarra a seu salvador, sufoquei-as na inconsciência do meu proceder.

E as palavra ficaram sem voz na minha mão, caladas no medo dos preconceitos.

...Simples palavras que eu não soube dizer!...

Senti-as revoltarem-se inquietas. Senti-as rasgando-me a carne, lutando na escuridão procurando uma fresta por entre os meus dedos... Mas a minha mão cada vez mais fechada, cada vez mais cruel, mais obstinada, continuava seguindo o dever que eu lhe havia imposto.

...Simples palavras fechadas na minha mão!...

E as palavras agigantavam-se, contorciam-se sem voz, penetravam na pele, penetravam no sangue, percorriam o meu corpo numa ânsia infinita por liberdade. Senti-as vibrando na alma, chicoteando o meu corpo, deslizando silenciosas e húmidas sobre o meu rosto...

...Simples palavras que eu não soube dizer!...

Mas as palavras agigantaram-se, multiplicaram-se e cresceram até que a minha mão, pequena e frágil, não tinha mais força nem espaço para as segurar. Assim, o meu corpo e a minha alma inundaram-se de sons, até todo o meu ser se transformar num grito abafado de palavras sem voz...

...Simples palavras fechadas na minha mão!...

Então, tal como tempestade que vem assolando montes e vales, mares e oceanos, um dia, sob um céu de chumbo, as palavras soltaram-se em fúria num ribombar de trovões, em bátega de água sobre o meu rosto, em raios fulminantes e incontroláveis. Ondas gigantes rebentaram contra os rochedos, bateram contra os penhascos, inundaram praias e cercanias...

... As simples palavras que eu não soube dizer!...

Depois, a tempestade passou. O Tempo seguiu o seu curso e secou o meu rosto. O sol regressou e brilhou sobre as praias, as flores renasceram e enfeitaram os campos, e o meu Ser, liberto das palavras, lentamente também renasceu!...

Na minha mão, teimo ainda guardar palavras!!

Sinto-as por vezes revolverem-se inquietas, mas não pretendo reviver tempestades. Assim, quando o sol começa a se esconder sob nuvens mais carregadas, eu abro a minha mão e deixo-as em liberdade. Vejo-as depois já difusas na luz renovada do amanhecer. Então eu sei:

não haverá mais palavras asfixiadas na minha mão!


Filó (1995)

Sem comentários: